sexta-feira, 27 de abril de 2012


NÃO PERCA A EXCELÊNCIA

No livro de Gênesis capitulo quatro e versículos um a quatro, a bíblia nos conta a história de Jacó que estava próximo da morte e abençoou os seus filhos. Esse texto nos fornece uma lição de vida muito grande que eu quero compartilhar com todos.

Excelência é o supremo grau de autoridade ou perfeição.

Ruben era o filho mais velho de Jacó, o que lhe dava o direito a benção da primogenitura, ou seja, era consagrado ao Senhor desde o ventre, além disso, na divisão dos bens quando o pai morresse ele receberia a porção dobrada e também assumiria a liderança da família. Era então uma posição de honra diante de todos.

A mesma coisa o Senhor Deus também faz conosco quando entregamos a nossa vida para ele. Ele nos coloca numa posição de excelência. Vejamos o que por exemplo; somos reconciliados com ele, passamos a fazer parte da família real, somo feitos novas criaturas, recebemos o Espírito Santo, ele nos reveste de dons e talentos, recebemos autoridade para operar os mesmos sinais que o Senhor Jesus e acima de tudo recebemos a salvação, não é maravilhoso. Verdadeiramente o Senhor Deus que nos ama nos colocou em uma posição de excelência. Mas algo desastroso aconteceu com Ruben.

No versículo 4 Jacó disse que Ruben não seria o mais excelente. O que ele fez para perder a excelência? O mesmo versículo nos trás duas informações: 1) Inconstante como as águas. Ruben cedeu à pressão do grupo quando os seus irmãos queriam se livrar de José, e sendo ele o irmão mais velho poderia ter evitado aquela rebelião, na verdade ele teria que ter feito isto.( Se você não fizer aquilo que Deus lhe mandou fazer, ele vai tirar de você aquilo que ele lhe deu). 2) Subiu no leito de seu pai, ou seja, se deitou com a mulher de seu pai e assim cometeu incesto. O pecado de Ruben o alcançou muito tempo depois de tê-lo cometido. Ele simplesmente desprezou a palavra de Deus (Pv. 13.13).

Muitos servos de Deus também perdem a excelência; no ministério, na vida espiritual, no casamento, etc. Os motivos e pecados são os mais diversos, mas há algo em comum em todos os que perdem a excelência, sempre desprezaram a palavra de Deus.

Tente imaginar a frustração de Ruben depois de saber que tudo aquilo que lhe pertencia e o que ainda viria a lhe pertencer lhe foram tirado, e que ele nunca mais seria o mesmo, tudo por causa de indisciplina da vida espiritual. É preciso ter muita atenção para que não venhamos cair no mesmo erro e perder tudo aquilo que Deus tem para nós.

A palavra de Deus nos adverte; O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável (Pv 28.9)

NÃO PERCA A EXCELÊNCIA

 Em Cristo com amor,

Pr. Vitor Hugo




Um comentário:

RIT